Laodicéia, Igreja ou Era?
Antes de estudarmos esta
preciosa carta, precisamos entender em primeiro lugar que a Carta, foi
realmente escrita e endereçada.
Em segundo lugar precisamos
entender que a Biblia, deve ser lida literalmente e em alguns casos figurativamente,
mas a retorica deve ser tratada com muito cuidado.
WMB – do tabernáculo da fé,
apregoou que as cartas eram eras e inclusive aponta para cada carta um profeta,
ou um anjo
Veja a discrepância:
Efeso –
Igreja primitiva - O
Profeta da igreja de Éfeso foi o apóstolo Paulo
Esmirna – não consta
nos relatos de WMB a datação desta suposta era (como uma era pode vir sem
datação especifica?), depois WMB afirma que foi Esta era se estendeu de 170 a
312 A.D o proteta um discípulo de Policarpo por nome de Irineu
Pergamo - A Era de Pérgamo
se estendeu por cerca de trezentos anos de 312 a 606 A.D – O Profeta Martin
nasceu em 315 na Hungria
Tiatira - A Era de Tiatira
foi a mais longa de todas, durou cerca de novecentos anos, de 606 a 1520 – O
Profeta São Patrício e São Columba. Foi sobre São Columba que caiu o quinhão de
ser o mensageiro
Sardes - A era de Sardes ou a quinta era
se estendeu de l520 a l750. Ela é usualmente chamada a Era da Reforma – o
profeta Martinho Lutero
Filadelfia – A Era da Igreja
de Filadélfia se estendeu de 1750 a aproximadamente 1906
O Profeta: O mensageiro para esta era
foi sem dúvida alguma João Wesley
Laodicéia - A era de
Laodicéia começou por volta da entrada do século vinte, talvez durante o ano de
1906. Quanto tempo durará? Como um servo de Deus que tem tido multidões de
visões, das quais não tem havido nenhuma que haja falhado, deixe-me predizer
(não disse profetizar, mas predizer) que esta era terminará por volta de 1977 –
O Profeta – Hipocritamente WMB diz que não se sabe quem é o profeta, mas como
ele foi o único a disseminar esta grande heresia podemos entender que ele
estava falando de sí mesmo, como muitos dos seus seguidores afirmam
Então quem afirmou ser uma era não foi a
Biblia, ou qualquer um teólogo de nome ou renome, foi um avivalista que teve
por objetivo entrar para a historia como defensor de uma ideia no mínimo
icônica, porem, sem base, nós como unicistas jamais poderíamos aceitar:
1 – a Reforma
2 – Os anjos como ministros trinitários
Leia Apocalipse 2 e 3. Agora
dê uma olhada num mapa e localize as sete cidades citadas. Vai perceber que
eram cidades vizinhas, numa área de aproximadamnete 250 km entre as mais
distantes (Pérgamo e Laodicéia).
A região incluída seria
apenas um canto de um estado brasileiro.
Eram sete igrejas, uma
próxima à outra, mas cada uma com a sua própria personalidade e suas
características diferentes. Nestas cartas encontramos igrejas menos de 50 km
distantes com contrastes enormes em atitudes e ações. Os efésios se mostraram
fortes em doutrina e fracos em amor. Os irmãos de Esmirna foram materialmente
pobres e espiritualmente ricos. A igreja de Pérgamo resistiu às perseguições,
mas tolerava a falsa doutrina de Balaão. A de Tiatira era uma igreja muito
ativa, mas que não tirou a má influência de uma mulher imoral e idólatra. Entre
a igreja quase morta em Sardes e a congregação morna em Laodicéia,
encontravam-se os irmãos perseverantes e fiéis em Filadélfia.
O que podemos concluir?
Mesmo na época apostólica, Deus não criou nenhum tipo de hierarquia ou sistema
de estrutura ligando uma congregação com outras. Jesus não enviou uma carta
"ao bispo da Ásia Menor" para corrigir os problemas das várias
igrejas, pois não havia nenhuma pessoa na terra governando as diversas
congregações. Cada igreja mantinha a sua independência, e cada uma era
responsável diretamente a Jesus.
Desde então, os homens têm
criado muitos sistemas de organização e de controle centralizado para manter
conformidade de doutrina e prática entre igrejas. Tais invenções vêm dos
homens, e não de Deus!
A Carta à Igreja
em Laodicéia
O vale de Lico, na Ásia Menor, tinha
três cidades principais: Colossos, conhecida por suas fontes de água
fria, Hierápolis, conhecida por suas fontes de águas termais,
e Laodicéia, conhecida por sua igreja morna, que causou enjôo no seu
Senhor, Jesus Cristo.
Ao Anjo da Igreja em
Laodicéia (3:14-22)
A igreja em
Laodicéia (14):
A igreja em Laodicéia é
citada no Apocalipse (aqui e em 1:11) e na carta de Paulo aos
colossenses (4:13-16).
As cidades de Laodicéia,
Colossos e Hierápolis (veja Colossenses 4:13) ficavam no vale do rio Lico.
Laodicéia situava-se no local da cidade moderna de Denizli, Turquia, no
cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade
vinha via aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em
Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou
a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas
vomitavam. Semelhantemente, Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a
igreja de Laodicéia (3:15-16).
Outras características de
Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta. Foi conhecida como um
centro bancário (3:17-18). A região produzia lã preta (3:18) e um tipo de
colírio para os olhos (3:19).
O Amém (14): Esta
palavra vem de origem hebraica. No começo de uma afirmação significa
“certamente” ou “verdadeiramente”. No fim, pode ser entendida como “que seja
assim”. Jesus é a palavra final, a autoridade absoluta.
A testemunha fiel e verdadeira (14):
Quase a mesma descrição encontrada em 1:5. Jesus traz o verdadeiro testemunho
sobre seu Pai e a vontade dele para com os homens. Ele fala a verdade em cada
promessa e cada advertência que vem da sua boca.
O princípio da criação de
Deus (14): Esta expressão admite duas interpretações. Dependemos de
informações de outros trechos bíblicos para escolher o sentido correto. A frase
em si pode ser entendida no sentido passivo (o primeiro criado por Deus), ou no
sentido ativo (a origem ou a fonte da criação). A diferença é óbvia e enorme.
Jesus é uma criatura ou o eterno Criador? Ele foi feito por Deus ou é Deus? A
resposta vem de outras passagens. Jesus é eterno (João 1:1; Apocalipse 1:18), o
primeiro e o último (Apocalipse 1:17). Ele é Deus conosco (Mateus 1:23), o
verdadeiro Deus que se fez carne (João 1:14). Ele é o “Eu Sou” (João
8:24,58; veja Êxodo 3:14), o soberano “Senhor dos senhores e o Rei dos
reis” (Apocalipse 17:14). Jesus não foi criado. Ele não veio a
existir. Ele é eterno. Ele é Deus. Quem não aceitar este fato morrerá no seu
pecado (João 8:24).
Conheço as tuas
obras (15): Como fez com todas as igrejas destes dois capítulos, Jesus
expressa o seu conhecimento íntimo da igreja em Laodicéia. Ele anda no meio dos
candeeiros (1:13,20; 2:1).
Que nem és frio nem quente.
Quem dera fosses frio ou quente! (15): As águas termais de Hierápolis
ajudavam no tratamento de alguns problemas de saúde. As águas frias de Colossos
eram boas para beber.
Mas as águas mornas de
Laodicéia basicamente não serviam para nada; só davam ânsia de vômito!
Assim...estou a ponto de
vomitar-te da minha boca (16): Jesus olhou para a igreja de Laodicéia,
contente no seu estado de auto-suficiência e falsa confiança, e sentiu vontade
de expulsá-la de sua presença.
Pois dizes (17): As
afirmações da própria igreja de Laodicéia não refletiam o verdadeiro estado
dela. É fácil dizer que está tudo bem na vida espiritual de uma igreja ou de
uma pessoa, mas Jesus sabe a verdade. Ele vê as obras e sonda os corações. A
igreja de Laodicéia mentia para si mesma, mas Jesus não foi enganado!
Estou rico e abastado e não
preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre,
cego e nu (17): O orgulho dos discípulos de Laodicéia os cegou ao ponto de
não enxergarem os seus problemas.
Eles se achavam fortes e
independentes, mas Jesus viu o estado real de uma igreja fraca, cega e
infrutífera. A cidade de Laodicéia sofreu um terremoto em 60 d.C. e foi
reedificada com recursos próprios, sem auxílio do governo romano. Parece que a
igreja sentia a mesma atitude de auto-suficiência, perigosíssima num rebanho de
ovelhas que precisa seguir o seu Bom Pastor! Numa cidade conhecida por
tratamentos de olhos, a igreja se tornou cega e não procurou o tratamento do
Grande Médico.
Precisavam da humildade dos
publicanos e pecadores (Lucas 5:31-32).
Numa cidade que produzia
roupas de lã, a igreja andava nua, sem a vestimenta de justiça oferecida por
seu Senhor (2 Coríntios 5:3; Colossenses 3:9-10).
Aconselho-te (18):
Jesus não elogiou a igreja em Laodicéia, mas ofereceu conselho para guiá-la de
volta à comunhão íntima com ele. Sugeriu três coisas necessárias para a igreja:
1. Comprar
de Cristo ouro refinado. A verdadeira riqueza é espiritual, e vem exclusivamente
de Deus. Ele oferece o ouro puro, refinado pelo fogo.
2. Comprar
do Senhor vestiduras brancas. É Deus quem lava os nossos pecados e nos veste de
pureza e de atos de justiça (3:4; 19:8).
3. Comprar
de Jesus colírio para os olhos. Somente Jesus pode curar a cegueira espiritual
que aflige os orgulhosos e auto-suficientes. Foi exatamente o mesmo problema
que Jesus criticou nos fariseus (Mateus 15:14; 23:25-26). É o mesmo problema de
qualquer um que esquece da importância do sacrifício de Jesus e começa a
confiar em si mesmo (2 Pedro 1:9).
Eu repreendo e disciplino a
quantos amo (19): A correção que vem de Deus é uma manifestação do seu
amor (Hebreus 12:4-11). Quando Deus nos corrige, devemos aceitar a disciplina
como ele deseja, para o nosso próprio bem. Ele quer nos conduzir ao
arrependimento e à plena comunhão com ele. A disciplina aplicada pelos servos
de Deus deve, também, ser motivada pelo amor (Hebreus 12:12-13). Esta atitude
deve guiar os pais que corrigem os seus filhos (Provérbios 13:24), e os
cristãos que corrigem os seus irmãos na fé (Tiago 5:19-20; 2 Coríntios 2:5-8).
Sê, pois, zeloso e
arrepende-te (19): A solução ao problema dos discípulos em Laodicéia não
seria meramente algumas mudanças externas.
Precisavam do zelo para com
Deus para se arrependerem.
Eis que estou à porta e
bato (20): Jesus pôs uma porta aberta diante da igreja de Filadélfia
(3:7), mas a igreja de Laodicéia colocou uma porta fechada diante de Jesus! Ele
bate, mas não força ninguém a abrir a porta.
Ele chama, mas depende dos
ouvintes atender à voz dele. Este versículo reforça o entendimento do livre
arbítrio do homem. Jesus oferece a salvação a todos, mas cada pessoa toma a sua
própria decisão.
Entrarei ... e
cearei (20): Ambas as figuras, aqui, representam a comunhão com Cristo.
Ele entra na casa e habita naqueles que obedecem a palavra dele (João 14:23).
Cear com alguém sugere uma relação especial de estar de acordo ou em comunhão (1 Coríntios 10:21; 5:11).
É um privilégio especial comer à mesa do rei (2 Samuel 19:28). Não há
privilégio maior do que a bênção de cear com o Rei dos reis!
Ao vencedor, dar-lhe-ei
sentar-se comigo no meu trono (21): Os vencedores terão o privilégio de
reinar com Cristo (veja 2:26-27; 20:4). Tal honra não seria para os orgulhosos
e auto-suficientes, mas para os humildes e obedientes. Jesus foi obediente ao
Pai aqui na terra para ser exaltado ao lado dele no céu (Filipenses 2:8-9).
Somente os obedientes serão exaltados com Cristo.
Quem tem
ouvidos... (22): Jesus bate e chama. Cabe ao homem ouvir e atender a sua
voz!
Conclusão
Na carta à igreja em Laodicéia, Jesus não
citou nenhuma doutrina errada e nenhum pecado de imoralidade. Ele não condenou
a igreja por práticas idólatras. Esta igreja, que se achava rica e forte, foi
criticada por seu orgulho e auto-suficiência. Exaltou-se, ao invés de se
humilhar diante do Senhor dos senhores.
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