O que é a hipocrisia?
Não temos como negar, todos em algum momento somos hipócritas, uma criança feia, chamamos de linda para agradar aos pais, para não frustrarmos os sonhos de alguém acenamos positivamente com a cabeça e concordamos.
Mais enfim, o que é hipocrisia?
De acordo com o Wikipedia: A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.
Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.
O cientista cognitivo Keith Stanovich fez uma carreira do estudo da hipocrisia. Ele a vê como surgindo da incompatibilidade de tais coisas como o interesse próprio e os desejos com crenças de ordem mais alta na moralidade e na virtude. As únicas pessoas que não são hipócritas são a minúscula e talvez não-existente minoria que é tão santa que nunca se entregam a seus instintos mais básicos e o grupo maior que nunca tenta viver segundo os princípios da moralidade ou virtude. Ele dessa forma defende que os hipócritas são na verdade a classe mais nobre das pessoas.
François duc de la Rochefoucauld revelou, de maneira mordaz, a essência do comportamento hipócrita: "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude". Ou seja, todo hipócrita finge emular comportamentos corretos, virtuosos, socialmente aceitos.
O termo “hipocrisia” é também comumente usado (alguns diriam abusado) num sentido que poderia ser designado de maneira mais específica como um “padrão duplo”. Um exemplo disso é quando alguém acredita honestamente que deveria ser imposto um conjunto de morais para um grupo de indivíduos diferente do de outro grupo.
Hipocrisia é pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités". Os actores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. É daí que o termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.
Hipocrisia e religião
Já que a prática da religião não se dá fora do contexto humano, ela tem exemplos de hipocrisia e não se pode dizer de nenhuma religião que é imune a ela. O escândalo dos chefes da Igreja Renascer, detidos e a cumprir pena nos E.U.A., é um exemplo.
Durante o reino do governo teocrático Talibã havia numerosas denúncias relacionadas a comportamentos hipócritas realizados pelos regentes do Talibã ao mesmo tempo que puniam outros pelo mesmo comportamento.
O Novo Testamento do Cristianismo refere-se especificamente aos hipócritas em vários lugares, em especial quando representando de maneira caricatural a seita dos fariseus, como por exemplo, o Evangelho de Mateus capítulo 23, versículos 13 a 15:
" Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”
No Zen Budismo, o San Francisco Zen Center forçou seu abade Zentatsu Richard Baker a se demitir nos anos 1980 devido a acusações envolvendo, entre outras coisas, comportamento hipócrita.
Vivemos em um mundo onde nas escolas é ensinada a hipocrisia em todas as matérias, os valores são trocados a cada momento, o erotismo, as palavras vulgares tem dado lugar ao requinte, a boa educação e a ética.
Você com certeza conhece alguma pessoa hipócrita ao extremo, sim porque, como disse hipócrita todos somos, porem, exageradamente não podemos ser, por isto minha proposta vamos tentar acabar com a hipocrisia? Mais espere ai! Isto também não é hipocrisia? Acabar com algo tão comum e corrente em nossas vidas?
Tenho uma teoria que estive desenvolvendo para meu curso de mestrado em Psicoteologia, onde afirmo que o homem deve viver mais ou menos 80 anos, destes 80 anos passa 40 anos errando e os outros 40 anos se justificando dos seus erros. E isto também se chama hipocrisia.
Numa segunda parte de minha teoria afirmo que somos hipócritas em alguma coisa, porem, precisamos vencer, creio sinceramente que o mundo será melhor se pudermos ser honestos, sinceros e acima de tudo menos hipócritas.
Não basta ser u bom cristão, ir na Igreja, orar, buscar a face do Senhor, você e eu precisamos deixar de lado a hipocrisia.
Atte
Pr.Dr. Wagner Teruel
Nenhum comentário:
Postar um comentário