segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ortodoxo, Eu?


 Recentemente fui chamado de Ortodoxo, o que me deixou extremamente feliz, pois tenho uma teoria de pregar o que eu creio.
Louvo a Deus, por estar trilhando há 14 anos como pastor e nunca ter me corrompido com mensagens de auto-ajuda, de auto-proclamação, de farizeismo, de prosperidade, o que creio isto eu prego, e prego Jesus é o Senhor.
A definição estrita da palavra Ortodoxo, me alegra muitíssimo, pois Orthós Orthoós  que significa RETOS e Dóxa dóxa que significa OPINIÃO, logo ORTODOXO parece indicar CRENÇA CORRETA. Portanto, eu só posso ser ortodoxo, crer naquilo que é certo e defender o que é certo. A ortodoxia desenvolveu dois princípios teológicos, hoje esquecidos, dos que jazem no mundo do engano e da falsa crença da trindade: os princípios são: Formal e Material
Formal: é a Bíblia
Material: A Doutrina Unicista.
Neste prisma, me vanglorio hoje então de ser “taxado” de Ortodoxo, pois ressalta que o que cremos é verdade.
Não meus amigos, eu não me atrelo a trinitários, que posam no seu orgulho para fotos de recordações e tem seus corações a mesma e velha crença católica incapaz de salvar e de resgatar o homem pecador.
Também ao ser questionado sobre o batismo se é ou não para a salvação, torno a afirmar que sim, é para salvação, pois é no batismo que recebemos o Nome, o único batismo que não é para a salvação é o batismo trinitário, pois este meu amigo não serve pra nada. Em atos 4:12 nos diz que em nenhum outro há salvação, porque também debaixo dos céus nenhum outro Nome é dado entre os homens para que possamos ser salvos, como receber o nome? Através do batismo Pedro nos afirma em sua carta que o batismo que agora salva 1º Pedro 3:21, ainda em Marcos Jesus afirmou que aquele que crer e for batizado será salvo, mais o que não crer será condenado. É obvio que o batismo sim é para a salvação, salvação para os que creem, porque não adianta de nada ser batizado se não crer na eficácia do Nome.
Outro questionamento foi quanto ao púlpito salvar.
Tenho que concordar que púlpito não salva, o que salva são as palavras lançadas do púlpito, muitos pregadores detentores da verdade preferem negligenciar esta mensagem poderosa sob pena de perder alguns súditos e pregar apenas mensagens de auto-ajuda, mensagens de prosperidade etc... e desta forma o púlpito realmente não está salvando assim, como o púlpito e a homilia de um padre não pode fazer nada. Temos que ser pregadores de um púlpito que convença, e não coloque o pobre do pecador na mesma posição de um santo, pecador é merecedor de misericórdia, assim como o santo que já a alcançou.
Fico imaginando nos dias de hoje, quantos de nós estaríamos capacitados para seguirmos a Jesus como seus discípulos? Creio que poucos, pois assim como faltou para Tomé a convicção, falta também para a maioria dos pregadores hoje.
Fiquei também consternado ao ver que um amigo meu afirmou que eu dou aulas para meus amigos trinitários pois estou visando dinheiro, nunca pensei, que isto poderia sair do seu coração, pois os que conhecem o ITS – INSTITUTO TEOLÓGICO SHAMMAH, sabem que 80% dos alunos são bolsistas e não pagam sequer as apostilas, nossa Instituição tem uma única finalidade transformar o homem através do conhecimento, é triste, porem, é perfeitamente logico receber um ataque como este que recebi hoje.
Para terminar meu desabafo sigo em frente afirmando, sou Unicista creio em um único Deus, seu Nome é Jesus e o Batismo só pode ser em Nome de Jesus para que o homem seja salvo, isto me torna um ortodoxo? Bem... O que cremos isto pregamos...

Atte

Pr.Dr. Wagner Teruel
www.itsteologia.net

2 comentários:

  1. Um Trinitário também é ortodoxo naquilo que crê e prega , ao ponto de afirmarem que o dogma da trindade é inegosciável. Não falei que o ITS visa dinheiro , porém sou adiministrador de escola formado em Pedagogia e ninguém consegue manter um...a instituição educacional sem dinheiro, inclusive as públicas, a intenção não foi ofender meu amigo longe disso, talvez hj esteja um pouco sensível? Crei. o no batismo de Atos 2:38 sim. Mas a salvação na Carta aos Efésios me mostra que é pela graça medianta a fé... Eu tenho o direito de questionar porque tal distinçaõ entre unicista e trinitários , questionamento virou ataque? Agora eu vou falar algo que eu já falei para o Sr caro Professor , amigo e Pastor que eu admiro e respeito . eu vejo claramente as três pessoas na Biblia ( Nos evangelhos, nas cartas paulinas e pastorais no apocalipse de João, no AT ) enfim , e tenho a certeza que sou salvo naquele que me amou primeiro. Tenho muitos amigos e professores também renomados que são trinitários e tenho certeza que não teriam receio de receber um unicista no pulpito. E eu prego a Cristo ressureto pois é o que Creio. Shalom!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, não estou sensivel hoje, o ITS tem se mantido apesar das previsões negativas de grandes administradores.
    Questionamento não virou ataque e Ortodoxia não é paralelismo.
    Me deixa incrivelmente triste uma pessoa que eu mesmo batizei conseguir enchergar 3 pessoas na Bíblia.
    Não estou discutindo salavação a Soter é muito diferente do que se ensina e prega por ai.
    quanto aos renomados trinitarios me faça o favor né, eu não os colocaria em um dos pulpitos que prego nunca
    claro que um trinitario não teria problema de receber um unicista e sabe por que? simplesmente porque os unicistas pregam de verdade e não ficam com enrrolação no pulpito.

    Minha campanha em nenhum momento foi soteriologica e sempre foi apologética.

    Trinitarios e Católicos são as mesmas coisas, com uma diferença, o catolicismo ao menos tem conhecimento de causa os trinitários? coitados... O QUE CREMOS ISTO PREGAMOS

    ResponderExcluir