terça-feira, 7 de junho de 2011

Ecumenismo???




ECUMENISMO – ADORAÇÃO À BESTA











“E adoraram-na todos os que habitam sobre a Terra, esses cujos não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. Apoc. 13:8

            Graças a Deus chegou hora de falar mais abertamente sobre o assunto, sem ofender a ninguém, pois as religiões estão declarando suas opiniões sobre o assunto. Este fato virou notícia e motivo de debate nas TVs, jornais, revistas e rádios. Um dos primeiros anúncios, pelo menos de grande impacto, foi à aproximação ou unificação da Igreja Luterana com a Católica Romana, daí em diante muitos vieram a público dizer que estava disposto a unirem-se à igreja Madre. Vi, certo dia, na Gazeta CNT, um fórum de debate Ecumênico, aonde presidentes ou vice-presidentes de várias denominações, seitas e outros, vieram a público defender e apoiar a idéia do Ecumenismo.
            O que é Ecumenismo? Ecumenismo vem de Ecumênico. Ecumênico quer dizer universal, logo Ecumenismo quer dizer, uma religião universal ou única. Todas as religiões unidas, mas sobre o domínio de uma religião soberana. Babilônia é a figura de uma igreja que é a mãe das prostituições e abominações doutrinárias da terra, Apoc. 17:5. Se ela é mãe, então ela tem filhas e, nada mais comum que as filhas voltem ao seio (convívio) de sua mãe.
           

·         SISTEMA ANTICRISTO

Nunca se procurou união e paz como se busca hoje em dia. Os noticiários revelam as mega-fusões; união entre multinacionais, que estão acontecendo em vários cantos da terra. Vemos também as uniões entre partidos políticos e, também vindo no mesmo objetivo, a união das religiões. Todos querendo a paz, I Tess. 5:3. Notem que há um sistema único, com o mesmo propósito, que abrange três classes: o econômico, o político e o religioso. Os adeptos destas organizações usam um sinal para que todos saibam qual é a sua procedência, sendo que esse sinal é um Marketing Organizado. Quanto mais defendido ou criticado, mais difundido será.
Esse sistema organizacional tem aparência de ser bom e verdadeiro. Tem aparência de estar agindo sobre o poder e vontade de Jesus Cristo, mas, Cuidado! “... se possível fora enganaria até os escolhidos”. O único meio de enganar os escolhidos é a indução (doutrina de Balaão) ou o uso de parte da verdade (coação). A Bíblia de Estudo Pentecostal na página 1999 nos traz o seguinte comentário: “A Segunda besta liderará uma falsa igreja ecumênica que adorará o anti-Cristo. Isso será efetuado, em grande parte, mediante grandes sinais e maravilhas (vv. 13,14). Sua atuação, em certos aspectos, será uma imitação do ministério sobrenatural do Espírito Santo (cf. 2Ts. 2:9, 10)”.
Em seu comentário Broadman diz: “Todavia, esta besta é versátil; ela usa engano e mágica. Muitas das religiões antigas, e talvez modernas, empregavam mágica e milagres a fim de escravizar o povo. Quando o verdadeiro profeta Moisés fez grandes sinais no Egito, os falsos profetas imitaram as suas maravilhas mediante fraudes (Êx. 7:10 es.). Jesus falou da vinda de” falsos Cristos e falsos profetas “que” farão sinais e prodígios para enganar “(Mar.13:22). Paulo falou de um” homem do pecado “, que exibiria o poder de satanás” com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça (II Tess. 2:9, 10) “, vol 12, pgs 368, 369”.
As organizações têm difundido abertamente o uso da mágica e milagres para conquistarem adeptos. Pessoas que eram pobres, num abrir e piscar de olhos estão andando de carro do ano, e passam a ter uma vida financeira estável; Mesmo com toda esta crise financeira em que passa o mundo. Milagres e curas fantásticas tem ocorrido em toda a parte do globo terrestre.
Só resistirão a essas seduções terrenas e satânicas, aqueles que estiverem atentos e amarem a verdade. Nossos antepassados enfrentaram e venceram, através de seus testemunhos, a um poder político-religioso (a besta que subiu do mar), resta para o final, a manifestação de três poderes (a besta que subiu a terra, a que estava como morta e reviveu e a imagem da besta) ou organizações que também lutarão contra a verdade e os fiéis a Deus. Aproveitando a ocasião, faz-se necessário transcrever um comentário sobre Apoc. 13:4, que nos diz: “Este versículo reflete o ponto final da apostasia. A apostasia conduz à adoração, direta ou indireta do próprio satanás. Nos últimos dias, essa adoração tornar-se-á literal e direta. Já existem seitas que adoram abertamente a satanás, e a intensificação de interesse pelo ocultismo tem tornado comum à possessão demoníaca. O mundo antigo estremeceu ante a insana irresponsabilidade de Nero. Um mal muito maior que o de Nero ainda aparecerá em cena. Cremos que o anti-Cristo já está vivo. Seu reinado de terror terá início em nosso período de vida terrena, ou então durante a vida de nossos filhos. Estes terão de ser melhores crentes do que nós”.– O Novo Testamento interpretado – Russell, pg. 551 – tópico 4.
“... adoraram...” Quem é semelhante a besta? etc...”Isso é uma paródia de declarações similares ditas a respeito de Deus, salientando o grande poder e a autoridade do anti-Cristo sobre o mundo, por meio do controle e influência de satanás (ver Isa. 40:18, 25; 46:5; Sal. 113:5; Mq. 7:18; Jr. 49:19). Por isso é que com razão é dito na Segunda epístola aos Tessalonicenses, que o anti-Cristo se elevará a si mesmo acima e contra tudo quanto se chama” Deus “, situando-se no próprio santuário de Deus, como se fora o próprio Deus, e se exibirá como o mais elevado poder do Universo. O oitavo versículo mostra-nos que haverá uma adoração literal e praticamente universal ao anti-Cristo. O sétimo versículo deste capítulo mostra-nos que a sua suposta onipotência permitirá que ele persiga com sucesso a igreja cristã. A” grande tribulação “envolverá a pior de todas as perseguições religiosas de todos os tempos. Por pouco tempo, neste mundo pervertido, confuso e violento, a maldade reinará supremamente e com exclusividade, excetuando um pequeno”. Número “. De crentes remanescentes, que muito sofrerão, incluindo alguns judeus fiéis, que não se deixarão enganar pelo falso” Cristo “de satanás”.- O Novo Testamento Interpretado – Russell, pgs 550 e 551.


·         POR QUE 666?

Porque o número 6 é imperfeito e cada 6 representa um tipo de poder.
6 – representa o sistema político-econômico. É imperfeito porque está longe de ser o modelo de vida que Deus queria para o homem.
6 – representa o sistema religioso. É imperfeito porque a muito se desviou da verdade e, com isso nega a Jesus e a Deus pai.
6 – representa o deus do sistema. É imperfeito porque não pode criar nada e por isso, ou tenta imitar ou destruir.
Vejamos se você está atento e conseguiu ver alguns códigos ou símbolos que identificam esse sistema:
O símbolo do Bradesco que é um 6 sobre um prédio que simboliza as finanças, o símbolo do Itaú que é o olho de Lúcifer sobre as finanças e há muitos outros símbolos, esse sistema é bem organizado e há um marketing muito forte para seduzir as pessoas. O imperfeito sinal solístico (adoração ao sol – Baal) da religião desse sistema que é uma verdadeira afronta ao Deus Criador; Gn. 2:1-3, e, na imperfeita imitação da ação poderosa do Espírito Santo, Tome Cuidado! Não se esqueça que esse sistema age sobre a influência imperfeita e mentirosa de satanás.

Ecumenismo. Adoração Universal. Procure se informar mais a esse respeito. Com a salvação não se brinca, Apoc. 3;11; Mt. 7:21-23!



RAÍZES E DESENVOLVIMENTO DO ECUMENISMO

Origem: Movimento universal, comum à maioria das confissões constituiu sobre a fé em Cristo que promove a união de todo o cristão.

Origens do ecumenismo
O ecumenismo, surgiu no s. XIX no seio do Protestantismo (fundação da Aliança Evangélica em Londres, 1846) a partir de um levante da consciência sobre o obstáculo para o trabalho missionário que eles representaram as Igrejas diversas, integrou depois para a Igreja ortodoxa. Naquela sensação é falado mais debaixo do Movimento ecumênico das Igrejas.
Em o que recorre à Igreja católica e existe iniciativas parciais diversas até mesmo antes, era necessário esperar até o Conselho II Vaticano de forma que isto era claramente pronunciado a favor do ecumenismo e participou mais diretamente no esforço de protestantes e ortodoxo à procura da unidade do cristianismo.

Movimento ecumênico das Igrejas
A Conferência mundial de missionários protestantes recolheu Edinburgh (1910) verificou a paralisação do trabalho deles para a divisão do cristianismo. Curar isto, e à proposta do bispo metodista você Fala o Brent, a Fé de movimento e foi fundado Ordem (Fé e Constituição).
A primeira conferência internacional deles (Lausana, 1927) comprovou a profundidade das divisões e a necessidade da união. Por outro lado, a Vida e Trabalho (Vida e Ação), movimento sido fundado por Upsala N. ' S bispo Söderblon, pretendeu avançar mediante una cooperação prática nas missões simples, marginando os problemas de estrutura  e fe das Igrejas (Estocolmo, 1925).
A coalizão de ambos os movimentos aconteceu em Utrecht (1938). Em Amsterdã (1948) o Conselho Ecumênico das Igrejas foi constituído (CEI) com 147 denominações de sócio de caráter meramente aconselhador.
A conferência de Fé Ordena em Lund (1952) recomendou a estrada Cristológica para apoiar os esforços para a união no ponto comum de amor e obediência a Cristo. Em 1961 foi alcançado a coalizão do CEI e o Conselho Mundial Missionário.
O mínimo indispensável que o Conselho Mundial impõe seus candidatos para a associação é o reconhecimento da divindade de Cristo. A Igreja católica mantém as observadoras permanentes no Conselho.
A necessidade de união das igrejas cristãs na luta pelos princípios comuns de paz, caridade e fraternidade constitui o fundamento do ecumenismo.
Ecumenismo, segundo o decreto Unitatis redintegratio, aprovado pelo papa Paulo VI, é o conjunto de atividades e iniciativas para favorecer a unidade dos cristãos. Seus princípios básicos são a eliminação de palavras, juízos e ações que apresentem uma visão distorcida dos cristãos não-católicos; e o diálogo permanente com as diversas igrejas ou comunidades, para que cada um possa explicar mais profundamente a doutrina de sua comunhão e assim se disponham todos a uma avaliação adequada e a uma colaboração mais ampla em vista do bem comum.
Ao abordar as igrejas e comunidades eclesiais separadas da sé romana, o decreto analisou isoladamente as igrejas orientais e as protestantes. Sobre as primeiras, exaltou a solicitude e o cuidado de conservar as relações fraternas e reconheceu a herança delas recebida pela Igreja Católica na liturgia, tradição espiritual e ordenação jurídica. Sobre as igrejas surgidas da Reforma, lembrou os laços de afinidade, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento de Cristo como Deus e senhor e único mediador entre Deus e os homens, e ao fortalecimento dessa fé pela graça comum do batismo.
Em outro documento, a declaração Nostra aetate, também assinada por Paulo VI, a Igreja Católica definiu sua posição frente às diversas religiões, cristãs ou não-cristãs. Assim, reconheceu que todas as religiões buscam responder os profundos enigmas da condição humana por meio de doutrinas e regras de vida, seja através das sutis explicações filosóficas do hinduísmo, seja pela busca de um estado de suprema iluminação, como no budismo. Sobre o islamismo, mostrou as afinidades decorrentes do monoteísmo, da veneração a Jesus, reconhecido como profeta, e da honra a Maria; e exortou a todos que, esquecidas as dissensões do passado, pratiquem a mútua compreensão. Em relação ao judaísmo, relembrou que do povo judeu nasceram Cristo, Maria e os apóstolos, recomendou o mútuo conhecimento e apreço e condenou os ódios e perseguições contra os judeus.

História.
O ecumenismo remonta aos primórdios da igreja, que sempre se preocupou com a unidade, ameaçada pelos cismas e heresias que acompanham sua história. Na verdade, a tendência divisionista existiu desde os primeiros séculos do cristianismo, com o fenômeno das heresias, o grande cisma que separou o Ocidente do Oriente, a cisão do cristianismo saxão e latino, as crises do galicanismo na França e as ameaças de divisão no seio mesmo de Roma. Após a Reforma, o protestantismo começou também a dividir-se em numerosas denominações ou confissões, de posições doutrinárias às vezes tão antagônicas quanto as da Reforma em relação às de Roma. E os protestantes se preocuparam do mesmo modo com essas divisões e com a necessidade de união. Assim é que, em 1846, surgiu na Inglaterra a Aliança Evangélica, movimento que se estendeu aos Países Baixos, com o objetivo de impedir a tendência divisionista entre protestantes. Em 1910 surgiu a Reunião das Igrejas, na Inglaterra, e a Igreja Unida, nos Estados Unidos, que procuravam mais intensamente a unificação dos credos.
O ponto inicial explícito do movimento ecumênico no meio protestante foi a Conferência Vida e Trabalho, realizada em 1925, em Estocolmo, sob a influência doutrinária do teólogo protestante Nathan Söderblom. Foi um congresso em que se procurou a unidade na fé interior em Jesus Cristo, com exclusão de qualquer adesão a dogmas definitivos, inclusive o da própria divindade de Jesus. Em 1927 realizou-se na Suíça a Conferência Fé e Ordem, onde se afirmou a mudança para uma base mais fixa de doutrina, com a participação de maior número de igrejas protestantes ortodoxas, que se opunham ao liberalismo religioso. Tentou-se um denominador comum mínimo nos "artigos fundamentais", tidos como absolutamente necessários à fé cristã, como o da divindade de Cristo.
A mesma linha de pensamento foi retomada no Congresso Ecumênico de Edimburgo, em 1937. Após a segunda guerra mundial aumentou a consciência da necessidade de unificação para resistir às doutrinas materialistas. Em 1948 reuniram-se em Amsterdam representantes de 150 igrejas protestantes, anglicanos, ortodoxos e católicos antigos, fundando-se o Conselho Mundial das Igrejas ou Conselho Ecumênico que, por meio de um comitê central, passou a dirigir e promover o movimento ecumênico no âmbito do protestantismo.
As posições a respeito da unidade são diversas e decorrem da própria divisão doutrinária. Para os anglicanos a unidade substancial do cristianismo não foi afetada pela formação dos grupos históricos, romano, anglicano e ortodoxo; é a doutrina dos Três Ramos. Já os ortodoxos diminuem a divisão quando declaram haver uma unidade de fé, sacramentos e, parcialmente, de governo. Negam simplesmente o primado do sucessor de Pedro. A Igreja Católica defende a unicidade da igreja, organismo necessário e exclusivo, em sua forma hierárquica visível, para a salvação através da fé e das obras, proclamada na Bíblia, na tradição e definida pelos papas e concílios. A posição das demais igrejas protestantes foi reafirmada em Nova Delhi, na conferência ecumênica de 1961, com a presença de observadores católicos, em que se reafirmaram as teorias de Karl Barth, segundo as quais a igreja não é nem comunidade, nem grupo, nem instituição, mas congregação viva dos que participam do "acontecimento" da redenção do homem.
Em 1962, o Vaticano convocou o XXI Concílio Ecumênico, cuja tônica foi o empenho dos católicos pela unificação de todas as forças cristãs e a convivência fraterna com as demais religiões, em face do mundo moderno. Em 1963, praticamente todas as igrejas ortodoxas orientais e diversas igrejas de países africanos e asiáticos se tornaram membros do Conselho Mundial de Igrejas. Na América Latina, o predomínio das igrejas conservadoras no âmbito protestante retardou a expansão do ecumenismo.

Novas tendências.
O século XX assistiu a uma explosão dos conceitos religiosos tradicionais. As bases das grandes religiões viram-se abaladas pela proliferação de um novo ecumenismo, surgido principalmente nas gerações mais jovens e nos países recém-libertados da Ásia e África. Todas as religiões cristãs, das quais partiu com mais vigor o movimento ecumênico, tiveram de dar-se conta da nova realidade cultural e religiosa do mundo e tomar posição.
Grosso modo, pode-se falar de três posições em relação ao novo ecumenismo. A primeira é a do exclusivismo, para a qual só há salvação no cristianismo. Combatida e criticada no Concílio Vaticano II e em todos os encontros ecumênicos das diversas religiões cristãs, sobrevive hoje apenas nas alas mais tradicionais. A segunda posição é antítese da antecedente, e defende o inclusivismo, na afirmação de que embora a salvação seja, por definição, em Cristo, está à disposição de todos os seres humanos, sejam ou não cristãos. A terceira posição é a do pluralismo, segundo a qual todas as grandes religiões da humanidade, inclusive o cristianismo, são esferas válidas de salvação, em diferentes formas.
Os adeptos da fé Bahai, credo de intenção ecumênica, acreditam na fraternidade universal e dedicam-se a abolir os preconceitos de raça, classe e religião.
 O movimento Bahai foi fundado em meados do século XIX por Mirza Husayn Ali Nuri, conhecido como Baha Allah (Glória de Deus). Seguidor do Bab, ou Mirza Ali Mohamed de Shiraz, que em 1844 afirmou ser o Bab (Porta) para o imam (encarnação perfeita da fé islâmica), Baha Allah reivindicou a liderança de sua comunidade em 1867 (ou 1863) ao proclamar-se publicamente "aquele através de quem Deus Se manifestaria", o espírito divino profetizado por Bab. Os Bahais consideram Baha Allah a mais recente de uma série de manifestações divinas que incluem Jesus, Maomé, Zoroastro e o Buda.
A fé Bahai baseia-se na convicção de que o Bab e Baha Allah são manifestações de Deus. A terceira figura de importância na fé é Abdul-Baha (Servo da Glória), primogênito de Baha Allah. As palavras, orais e escritas, dessas três figuras formam a literatura sagrada da fé Bahai. O legado de Baha Allah, de mais de uma centena de obras, inclui Kitab i-Aqdas (O mais sagrado dos livros), Ketab-e Iqan (O livro da certeza), As palavras ocultas, Os sete vales e a Epístola ao filho do lobo.
A participação na comunidade Bahai está aberta a todos os que creiam em Baha Allah e lhe aceitem os ensinamentos. Não há cerimônias iniciáticas, sacramentos ou clero. Todo fiel, porém, tem a obrigação de rezar diariamente, jejuar 19 dias por ano, ficando sem comer ou beber do amanhecer até o pôr-do-sol, abster-se completamente de narcóticos, álcool ou qualquer substância que afete a mente, praticar a monogamia, obter o consentimento dos pais para casar-se e participar da festa dos Dezenove Dias no primeiro dia de cada mês do calendário Bahai. Os crentes procuram criar juntos aos templos instituições assistenciais como um asilo de velhos, um orfanato e um hospital. Não há pregação nos templos, apenas a recitação das escrituras de todas as religiões.
A comunidade Bahai governa-se de acordo com os princípios gerais proclamados por Baha Allah e por meio de instituições criadas por ele e aperfeiçoadas por Abdul-Baha. As assembléias espirituais locais escolhem anualmente delegados que elegem uma assembléia nacional. As assembléias nacionais realizam periodicamente uma convenção internacional que elege o órgão governativo máximo, a Casa Universal de Justiça. Esta tem por incumbência aplicar as leis promulgadas por Baha Allah e legislar sobre assuntos não previstos nos textos sagrados. Sua sede localiza-se em Haifa, Israel, nas cercanias dos túmulos do Bab e Abdul-Baha e do túmulo de Baha Allah, em Bahji, perto de Acre. Os principais templos Bahai encontram-se na Rússia (Isqabad) e nos Estados Unidos (Wilmette, Illinois).
Concílio Vaticano II, realizado em Roma no início da década de 1960, com a presença de grande número de religiosos católicos de todo o mundo e de membros das outras principais igrejas e movimentos cristãos, representou uma mudança na trajetória centralista que a Igreja Católica adotara desde o Concílio de Trento.
Define-se como concílio, no catolicismo, uma assembléia de bispos ou prelados e outros religiosos convocados para deliberar e decidir acerca de questões que interessam à doutrina ou à vida da igreja. Na história eclesiástica, houve várias espécies de concílios: provinciais, regionais, nacionais, plenários e ecumênicos. Estes últimos, convocados pelo papa, têm suas conclusões reconhecidas por Roma como normas de fé para a igreja universal.
Os concílios provinciais, chamados sínodos, são historicamente os mais antigos. Protótipo de todos eles é a reunião dos apóstolos com os presbíteros, realizada em Jerusalém nos primórdios da história da igreja, no ano 49 da era cristã (At 15). No fim do primeiro século da era cristã, os bispos, autônomos em suas igrejas, comunicavam-se entre si por meio de cartas exortatórias ou doutrinais. No século II, sentiu-se a necessidade de tomar decisões que atingissem áreas mais amplas. Convocados por bispos das sedes mais antigas (Jerusalém, Cesaréia, Antioquia, Alexandria, Constantinopla), realizaram-se concílios provinciais ou regionais. Afirma-se, então, o poder colegial dos bispos. O consenso unânime desses bispos, baseado no sentimento de fé dos fiéis, passou, aos poucos, a constituir norma válida para toda a cristandade.
Realizaram-se sínodos na Anatólia para examinar as opiniões de certas personagens consideradas hereges, como Marcião, Montano e Basilides. No ano 197, o papa Vítor I reuniu em Roma um sínodo para examinar a questão da data da Páscoa, celebrada no Oriente e no Ocidente em dias distintos. No século III, os concílios regionais já se apresentam como instituição permanente. No ano 256, Cipriano, bispo de Cartago, convocou 87 bispos africanos. Por volta de 306, reuniram-se, em Elvira (antiga cidade perto de Granada, Espanha), 19 bispos e 24 presbíteros da península ibérica, que decretaram o celibato do clero. Em 314, o imperador Constantino convocou em Arles, na Gália, um sínodo de 33 bispos de todas as partes do império ocidental.
O primeiro concílio oficialmente considerado ecumênico foi convocado, a pedido dos bispos do Oriente, por Constantino, em Nicéia, cidade da Bitínia, e realizou-se em 325. O Concílio de Nicéia condenou as opiniões de Ário, sacerdote de Alexandria, que negava a igualdade de natureza entre o Pai e o Filho, e promulgou a fórmula de fé chamada Símbolo de Nicéia. Os sete concílios ecumênicos seguintes realizaram-se também na Ásia.  Foram solicitados pelos bispos, mas convocados pelos imperadores de Bizâncio e realizados sob proteção imperial. Os papas de Roma não compareceram a nenhum desses concílios, mas enviaram representantes e reservaram-se o direito de desaprovar suas conclusões.

Concílios do Oriente.
Os concílios de maior importância realizados no Oriente foram:
O Concílio de Éfeso, presidido por Cirilo, bispo de Alexandria, no ano 431, em que se condenaram as opiniões de Nestório, bispo de Constantinopla, que negava à Virgem Maria a denominação de Mãe de Deus e atribuía-lhe somente o título de Mãe de Cristo.
O Concílio de Calcedônia (cidade do Bósforo), no ano 451, que contou com a presença de 500 bispos. O papa Leão I nele desempenhou papel importante, por meio de sua carta dogmática chamada Tomo a Flaviano. Nesse concílio foi condenado o monofisismo, doutrina professada pelo monge Eutíquio, que só admitia em Cristo a natureza divina. Firmou-se, então, que na única pessoa do Cristo há duas naturezas, a humana e a divina.
O terceiro Concílio de Constantinopla, nos anos 680-681, condenou a doutrina do monotelismo, que professava haver em Cristo uma única vontade (a divina, que absorvera a humana).
O segundo Concílio de Nicéia, em 787, contra os iconoclastas, que disciplinou o sentido da veneração das imagens.
O quarto Concílio de Constantinopla, em 870, quando foi condenado o patriarca Fócio e encerrado temporariamente o primeiro cisma oriental.

Concílios do Ocidente.
Após um intervalo de 250 anos, os concílios passaram a realizar-se no Ocidente. Quatro realizaram-se na basílica de Latrão. Foram concílios disciplinares, com a finalidade de esclarecer e determinar certos pontos da legislação eclesiástica: o Latrão I encerrou a Questão das Investiduras; o Latrão II estabeleceu a obrigatoriedade do celibato para o clero (bispos, sacerdotes e diáconos) na igreja ocidental; o Latrão III, presidido por Alexandre III, que, antes de ser papa, fora insigne canonista, determinou leis acerca da eleição papal (necessidade da maioria de dois terços) e da nomeação dos bispos (idade mínima de trinta anos) etc.; o Latrão IV, presidido por outro papa ilustre, Inocêncio III, determinou que todo cristão, chegado ao uso da razão, seria obrigado à confissão e à páscoa anuais, e condenou os albigenses.
No primeiro Concílio de Lyon foi deposto o imperador romano-germânico Frederico II, perseguidor da igreja e do papado. O segundo Concílio de Lyon foi uma tentativa de reconciliação com Bizâncio e a Igreja Ortodoxa; apesar da boa vontade do imperador Miguel e do patriarca de Constantinopla, esse concílio não conseguiu a união desejada. No Concílio de Vienne (França), em 1311-1312, o papa Clemente V, pressionado por Filipe IV da França, estabeleceu o processo contra a ordem militar dos templários e decretou sua supressão.
Cem anos depois, em 1414, realizou-se o Concílio de Constança, que durou quatro anos. Verificou-se neste a extinção do grande cisma do Ocidente e a condenação do reformador Jan Hus, condenado à fogueira. Um decreto, posteriormente ab-rogado, declarou a supremacia do concílio sobre o papa. Em 1431, o papa Eugênio IV tentou reunir um concílio para tratar de nova aproximação com os ortodoxos. O concílio, realizado em Basiléia, transferiu-se depois para Ferrara, mas realizou suas sessões principais em Florença e terminou em Roma, em 1442. Conseguiu alguns resultados favoráveis em relação aos armênios e aos jacobitas, o que não obteve no que dizia respeito aos bizantinos. O quinto Concílio de Latrão foi realizado, durante cinco anos, por dois papas famosos, grandes humanistas da Renascença, Júlio II e Leão X. Teve como objetivo principal neutralizar o anticoncílio de Pisa, contrário aos papas.
O Concílio de Trento (1545-1563) foi o mais longo da história da igreja: é chamado Concílio da Contra-Reforma. Pronunciou-se sobre as doutrinas dos grandes reformadores do século XVI e emitiu numerosos decretos disciplinares.
O Concílio Vaticano I, em 1869-1870, condenou o racionalismo, o naturalismo, o modernismo, e proclamou o primado do papa e sua infalibilidade pessoal, quando define expressamente doutrinas de fé e de costumes.
O Vaticano II, realizado de 1962 a 1965, foi um grande concílio de renovação e atualização da igreja. A respeito do poder do próprio concílio, declarou-se a ordem dos bispos, que sucede ao colégio apostólico do magistério e, no regime pastoral, é também detentora do poder supremo e pleno sobre a igreja inteira. Esse poder, no entanto, não pode ser exercido senão com o consentimento do papa. Esta é hoje a palavra final sobre a longa história dos concílios.
No século XVI, em correspondência com o Concílio de Trento, realizou-se o Concílio de Lima; e em 1899, como decorrência do Concílio Vaticano I, reuniu-se em Roma o Concílio Latino-Americano. No Brasil, o primeiro concílio nacional da Igreja Católica - o Concílio Plenário Brasileiro - realizou-se no Rio de Janeiro, em 1939, com a presença de 104 prelados.

Anglicanismo.
A Igreja Anglicana realiza concílios aproximadamente de dez em dez anos -- as conferências de Lambeth, residência do arcebispo de Cantuária (Canterbury) em Londres. A primeira conferência, de 1867, reuniu 76 bispos de vários países.

Outras confissões protestantes.
As igrejas oriundas da Reforma herdaram e cultivaram a doutrina e a prática da forma sinodal, em quase todas as suas denominações. Algumas, como as congregacionais e batistas, adotam a forma conciliar na própria estrutura local. As igrejas luteranas, presbiterianas e metodistas, afora a manutenção de concílios regulares nos países onde se implantaram, possuem estruturas continentais e internacionais permanentes, reunindo periodicamente representantes de todas as partes do mundo em assembléias de estudo e de recomendações, tais como a Aliança Mundial das Igrejas Reformadas (fundada em 1875), o Concílio Metodista Mundial (1881) e o Concílio Congregacional Internacional (organizado em 1948). A tendência para reunir as várias confissões protestantes ampliou-se com o movimento ecumênico, de que surgiram vários órgãos permanentes, destacando-se, no plano internacional, o Conselho Mundial de Igrejas, fundado em 1948 e com sede em Genebra.

Judaísmo.
A vida judaica foi reorganizada com o Concílio de Usha (c. 138 da era cristã), após as perseguições de Adriano. De 1150 a 1160, na França, novos concílios debateram os problemas provenientes das cruzadas, que afetavam a religião judaica. Em Valladolid, em 1432 foram discutidos problemas de educação e de organização. A ameaça católica de estabelecer a censura prévia dos livros judaicos foi motivo do Concílio de Ferrara, em 1554. Os princípios do judaísmo reformista foram estabelecidos em 1889, em Pittsburgh, Estados Unidos.
Alguns concílios católicos ocuparam-se da relação com o judaísmo, sobressaindo o de Elvira, Espanha, em 312, que procurou estabelecer formas de impedir quaisquer relações entre cristãos e judeus. O Concílio de Nicéia (325) proibiu a celebração do sabath no sábado. O Vaticano II, no entanto, criou comissão para estudar novo relacionamento dos católicos com os judeus, medida também adotada pelo Conselho Mundial de Igrejas.

Budismo.
Depois da morte de Buda (c.483 a.C.), monges budistas realizaram um concílio em Rajagriha, com a finalidade de estabelecer a doutrina budista. Em 377 (ou 367) a.C., um segundo concílio realizou-se em Vaiçali e um terceiro em Pataliputra, quando se discutia a cisão entre Mahasanghika e os Sthavira. O quarto concílio se deu em 249 (ou 242) a.C., em Pataliputra, para debater questões relativas aos dogmas. Em 89 a.C., no Sri Lanka (Ceilão), adotou-se em concílio o uso da língua páli nos textos budistas. O cânon sânscrito dos Sarvastivadin foi decidido no século II, também num concílio.

O Ecumenismo nasceu com a preocupação dos cristãos com aquilo que separava as denominações. Mesmo durante a reforma houve quem se preocupasse em unir os diversos grupos. Lembremo-nos por exemplo de Colóquio de Marburgo, entre Lutero e Zuínglio. Durante os séculos essas tentativas prosseguiram, mesmo tendo pouco resultado. Porém no século XIX, e depois do século XX, é que o impulso do Ecumenismo adquiriu novas forças.

Implantação do Ecumenismo

Os presbiterianos, metodistas, batistas e episcopais nos Estados Unidos viviam sempre em contato e outras questões mais urgentes sobrepujavam as divisões. Diante da aliança oposta dos escravagistas, diversas denominações se aliavam. Houve muitas questões em que as várias denominações se uniram em prol da mesma causa. Porém o que deu verdadeiro ímpeto a este movimento foi o movimento missionário. Foram criadas várias sociedades na Europa e nos Estados Unidos com o objetivo de alcançar as nações para Cristo. E elas eram compostas de diversas denominações. O precursor do Ecumenismo foi Carey. Desde o início do século XIX este missionário tinha sonhado com uma conferência missionária internacional, que haveria de se reunir na cidade do Cabo, no extremo sul da África, em 1810. A idéia de Carey não foi aceita e o seu sonho ficaria suspenso por mais de cem anos.
Em muitos países onde trabalhavam missionários, houve várias reuniões onde se projetou tradução da Bíblia, repartiram experiências e frustrações e se planejaram alvos em conjunto.
Na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos houve uma série de conferências missionárias: Em Nova Iorque e em Londres em 1854, em Liverpool em 1860, de novo em Londres em 1878 e 1888, e por fim em Nova Iorque em 1900, onde foi chamada Conferência Missionária. Gradativamente o termo “ecumênico” foi sendo usado para se referir ao movimento de colaboração e unidade entre os cristãos.
Em 1910, reuniu-se em Edimburgo, na Escócia, a Conferência Mundial Missionária. Diferente das outras conferências anteriores, esta seria construída por representantes oficiais das sociedades missionárias, sendo que cada uma nomearia um determinado número de delegados em proporção à sua participação no empreendimento missionário total. Decidiu-se que a conferência trataria unicamente das missões entre os não-cristãos, e que a América Latina seria excluída. Porém essa assembléia marca o começo do movimento ecumênico contemporâneo. O êxito da conferência abriu o caminho para outras reuniões semelhantes, umas sobre missões e outras sobre outros assuntos.
A conferência nomeou uma comissão de Continuação, da qual surgiram outros estudos, e conferências e mais tarde no século XX, o Conselho Missionário Internacional.
John R. Mott foi o grande propulsor e estadista do movimento ecumênico. Ele foi produto do despertamento religioso evangélico nos Estados Unidos, onde havia participado ativamente do movimento estudantil cristão.
Tendo em vista a América Latina ter sido excluída dos resultados dessa conferência, houve um impacto nas principais agências que se ocupavam dessas missões. Eles sentiram a necessidade de se reunirem para discutir assuntos de sua incumbência. E três anos mais tarde ficou organizado o Comitê de Cooperação na América Latina. Em 1916, depois de uma série de estudos preliminares, onde no Panamá houve um Congresso sobre a Obra Cristã na América Latina, reunindo assim pela primeira vez os evangélicos de todo o continente.
Os cristãos sentiram-se chamados a reunirem-se para discutir os problemas das relações entre as diversas denominações e também para procurar resolver os conflitos internacionais.

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